sexta-feira, 6 de abril de 2018

Vara de Pesca – Faça a escolha certa

Vara de pesca, como não poderíamos falar em nosso blog deste item tão importante na vida de um pescador. Quem diria, as varas são artefatos usados pelo homem desde a pré-história, mas foi só a partir de século 17, que a vara recebeu a ponteira, para permitir a passagem da linha, e pouco a pouco os passadores e então o conjunto se completou com a chegada de molinetes e carretilhas, o conjunto perfeito, utilizado por todos os pescadores, sem exceção: vara de pesca + carretilha ou molinete.

Varas de pesca

Artefato que ao mesmo tempo é simples em sua funcionalidade, é tão complexo em sua fabricação. Uma boa vara de pesca para utilizar iscas artificiais deve ser leve, para isso, o carbono, ou grafite são os materiais mais indicados. Quanto maior a composição de grafite ou carbono, mais leve é a vara de pesca, e maior deve ser o cuidado no seu manuseio.
Vara de Pesca
Esta vara na foto acima é uma vara de pesca da Marine Sports. Trata-se de da vara de pesca SUMAX NITRO, em uma parte, ação rápida. Ideal para pesca com iscas artificiais. Foi esta vara que trouxe a um de nossos consultores, um de seus maiores troféus como pescador esportivo, um tucunaré açu de 9kg, pescado no rio Água Boa, em Roraima, na temporada de 2012.
Existem vários tipos de varas. As varas para molinete e para carretilha. Nas varas para molinete os passadores são maiores. Este tipo de vara não possui gatilho e linha sai em espiral ocasionando maior atrito com o passador.
Nas varas para carretilhas os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. Na grande maioria as varas para carretilhas possuem gatilho.

As partes de uma vara:

Blank – é o corpo da vara. O blank é responsável pela quantidade de força que a vara suporta. Varia de tamanho de acordo com o tipo de pescaria.
Reel Seat – este é o fixador da carretilha/molinete. É neste ponte que se prende a carretilha/Molinete.
Rear Grip – também conhecido como “cabo”, o seu comprimento depende da modalidade.
Butt Cap – é o ultimo elemento da parte inferior da vara. O Butt Cap protege a vara contra choque que danifiquem a vara e também contra o acumulo de sujeira na parte inferior da vara.
Tip Top – é a ponteira da vara.
Guides – São os passadores ou Guias, por onde passa a linha na extensão da vara.
Hook Keep – O Hook Keep é o prendedor de anzol ou iscas artificiais.

Tipos de Varas:

Ultralight (UL) – Ultra Leve – linhas até 2,3kg
Light (L) – Leve – linhas de 2,3kg a 5,4kg
Medium (M) – Média – linhas de 4,5kg a 6,4kg
Medium-Heavy (MH) – Média Pesada – linhas de 6,4kg a 11,3kg
Heavy (H) – Pesada – linhas de 7,2Kg a 13,6kg
Musky, Ex-Heavy – Super Pesada – linhas acima de 15,9kg

Classificações de uma Vara

As varas podem ser classificadas de varias formas. Quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações.
Comprimento da Vara de Pesca
É a extensão completa da vara, que vai da parte extrema inferior até à ponteira. O comprimento influência diretamente na distância do arremesso. A ação da vara, peso da isca, espessuras da linha e também a qualidade da carretilha podem influenciar.
Pesos de Arremesso 
Esta classificação tem relação com os pesos das iscas que a vara suporta arremessar. As varas possuem limites mínimos e máximos.

Capacidade de Peso e Resistência da Linha
Esta classificação informa a capacidade mínima e máxima da linha que se pode usar. Determina a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso e a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara.
Ação da Vara de Pesca
Ação da vara tem relação com o período de tempo que o blank leva para voltar à posição normal depois de vergados.
Extra rápidas – Vergam aproximadamente 1/4 da posição superior do blank
Rápidas – Flexionam aproximadamente 1/3 da posição superior do blank
Moderadas – Vergam aproximadamente 1/2 da posição superior do blank
Lentas – Flexionam, de forma progressiva, o blank inteiro.
A vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta na hora da fisgada. Em pescarias onde o peixe carrega a isca para depois ser fisgado uma vara lenta seria mais adequada.
Matéria retirada do site www.tucunarepesca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário