quarta-feira, 26 de outubro de 2016

RECICLANDO SUA VARA DE PESCA



TEXTO & FOTOS: Alexandre Pioli
(alexandre.pioli@ig.com.br)
          Qual de nós não se encantou, pelo menos uma vez, com determinado equipamento de pesca? Ele não sai da nossa cabeça e enquanto não formos a loja e concretizarmos a compra, parece que não temos sossêgo. Pode ser uma isca, um molinete ou carretilha, uma vara de pesca, enfim, um acessório qualquer. Finalmente vamos a loja, compramos o nosso objeto de desejo, marcamos a pescaria, não dormimos na noite anterior e na hora de utilizarmos o equipamento que tanto almejamos, a decepção, não era o que esperávamos... Destino do equipamento: gaveta, fundo da caixa de pesca, armário, etc, etc, etc. Praguejamos contra o vendedor e contra a loja...Coitados!!!

Com as varas de pesca acontece o mesmo, a ação não é legal, a fisgada, o cabo, o peso, e muitos outros problemas só detectados no campo de provas, ou seja, na pescaria. Mas o que fazer com a tralha que não estamos usando? Nestes tempos de crise uma ótima saída é fazer um "upgrade" em determinados equipamentos e tentar deixá-los o mais próximo possível do que gostaríamos que eles fossem.

No segmento das varas de pesca muitas alterações são possíveis, podendo se mudar quase tudo, até mesmo a cor da vara.
Porém as mudanças mais significativas, são as técnicas, que podem ser feitas por profissionais capacitados que detenham alguns conhecimentos e truques para transformar aquela sua varinha desajeitada num verdadeiro "canhão".
Vamos observar a seguir alguns conceitos que podem melhorar a performance da vara:

PASSADORES: algumas varas vêem de fábrica com passadores muito grandes, algumas utilizam desnecessariamente passadores de duplo apoio(até em varas leves de 12lbs. por exemplo) e geralmente são confeccionados com materiais mais pesados; hoje dispomos de passadores extremamente leves,resistentes a abrasão, com dimensões menores, mais baixos, os quais permitem à linha ficar mais próxima ao blank, melhorando a precisão do arremesso, a sensibilidade, a fisgada, além de sistemas de montagem desenvolvidos por grandes indústrias do ramo como a FUJI, com o seu NEW GUIDE CONCEPT, ou alguns sistemas desenvolvidos pelos próprios rodmakers, como o tão falado TORQUED FLEX ou o SPIRAL GUIDE WRAPPING. Por tanto uma troca de passadores já iria aliviar um pouco o peso da vara e melhorar a performance do equipamento em alguns ítens importantes mencionados acima. Este tipo de serviço é o mais realizado, porém é necessário que a pintura seja retocada ou refeita, para encobrir a marca anterior deixada pela remoção dos passadores antigos, e também para proteger o blank contra intempéries, que poderiam causar à vara microtrincas, que virariam pequenas trincas e com o tempo iriam causar um dano maior ao equipamento.
 
APARÊNCIA/RESINAMENTO: aproveitando a troca dos passadores podemos optar em trocar a cor do blank(esta opção é apenas visual), e também da linha de amarração dos passadores (outra opção visual), porém, neste caso sim, há um benefício importante que irá ajudar na redução do peso total do equipamento: - o novo resinamento, que geralmente é menos denso que os originais de fábrica, o rodmaker utiliza apenas o necessário para cobrir a linha, e por não estar produzindo varas em série como uma indústria, pode ser mais detalhista e dar duas ou três demãos, extremamente finas e delicadas, reduzindo quase que pela metade a quantidade de resina utilizada pela indústria.

CABOS: este é um ítem importante no balanceamento da vara, no caso de você achar que a vara não está arremessando bem, o cabo pode ser o "vilão", e um bom montador de varas poderá detectar isto para você e solucionar o problema reduzindo ou aumentando o tamanho do cabo, equilibrando melhor o equipamento. Outra boa pedida, é a troca do cabo de E.V.A por um de cortiça, que é mais leve, porém esta é uma questão de gosto pessoal(há pescadores que acham mais confortáveis os cabos em E.V.A.). O reel seat com rosca simples(modelo comum), que também faz parte do cabo, apresenta uma diferença boa de peso em relação aos que tem acoplado o foregrip(parte da frente do cabo) rosqueável(geralmente mais pesado), porém este ítem é um pouco mais complicado de ser trocado, e geralmente seu custo acaba não sendo viável. Nestes casos, compensa efetuar apenas a troca da parte de tráz do cabo, o rear grip.
 
FAÇA VOCÊ MESMO: Para aliviar um pouco o peso da sua vara de pesca, monte um conjunto com a carretilha que geralmente você utiliza com a vara e messa em que ponto do cabo sua mão se encaixa e se acomoda confortavelmente. Marque este ponto e daí para baixo afine suavemente e por igual, o cabo com uma lixa de grão 240, que não remove muito material, não permitindo que ocorra desgaste excessivo do mesmo, além disso se o butcap de sua vara for aqueles de borracha, você pode cortá-lo com uma serrinha fina, isso implicará em cortar junto um pequeno pedaço do blank e do cabo (aprox. 3cm)e substituí-lo por outro but feito de E.V.A(que deverá ser cortado no formato redondo e lixado para dar acabamento ), acompanhando o perfil do cabo, com aproximadamente 10mm de espessura, o qual poderá ser colado com ARALDITE de secagem rápida. Este procedimento foi realizado por mim antes de indicar para os amigos e o resultado foi o seguinte:
- BUT CAP REMOVIDO: pesou 13 gramas.
- BUT CAP DE E.V.A: pesou 01 grama.

DICA: Mantenha o cabo de sua vara limpo, bastando apenas uma boa esfregada com detergente e uma esponja. Caso a sugeira esteja muito empregnada, proteja o reel seat com uma fita crepe e dê uma lixada suave (lixa 280) em toda a extensão do cabo. Evite também o acumulo de sujeira nos passadores, limpe-os em água corrente com uma escova de dente, removendo a sujeira que fica acumulada nos vãos entre o passador e a amarração e no anel. Mantenha seu equipamente sempre limpo e revisado, isto pode significar uma grande economia para o pescador.
Espero que aproveitem as sugestões e em caso de dúvidas entrem em contato através do fórum do site, ou por e-mail.
Um abraço a todos,

Alexandre Pioli - HALËX CUSTOM RODS
 (alexandre.pioli@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário