O ABC DA VARA
Das primeiras varas de bambú às varas modernas só a a finalidade permaneceu a mesma. As modernas varas de pescas são produtos de alta tecnologia e, como qualquer instrumento, seu desempenho está condicionado à excelência de seus componentes e ao seu uso correto.
A resistência é uma forma utilizada para medir a dureza de determinada ação. Já a acão indica o ponto em que a vara começa a vergar. Desta forma, podemos definir se o equipamento é de ação rápida, moderesa ou lenta.
O poder ou a força da vara é a referência que determina a capacidade de força da linha em que as varas suportam trabalhar os pesos de arremessos. A referência determina a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. Linhas mais resistente que o máximo indicado na vara podem partir caso um grande peixe seja fisgado.
Hoje várias matéria-primas são utilizadas na fabricação. As ligas de carbono permitem que elas sejam cada vez mais leves e ao mesmo tempo resistentes. As mais modernas têm em sua composição tipos de carbono de alta tecnologia denominados IM 6, IM7, IM8, etc.
Os blanks são os corpos das varas e a maioria têm processo de fabricação extremamente técnico e preciso.
As varas foram classificadas quanto aos comprimentos, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de peso e resistência das linhas e ações. Em seguida, veremos ações:
– Ultra lights (UL) ultraleves:Comportam linhas de até 6 lbs (2,7 kg) e iscas de até 6 g (1/32 a 3/16 oz). Excelente para pesca de lambaris, pequenas tilápias, trutas, escrivões, manjubas, saicangas e peixes de pequeno porte.
– Lights (L) leves:Devem ser usadas com linhas de 6 lbs (2,7 kg) até 12 lbs (5,4 kg) e iscas de 4 g a 11 g (1/4 a 3/4 oz). Excelente para a pesca de peixes como tilápias, matrinxãs, tabaranas, robaletes, pequeno black bass e betaras.
– Médium (M) médias:Para linhas de 10 lbs (4,5 kg) a 14 lbs (6,4 kg) e iscas de 7 g a 21 g (1/4 a 7/4 oz). Excelente para peixes do porte como robalos, black bass, traíras, sargos, piraputangas, carpas, pequenos tucunarés e pacus.
– Heavy (H) pesadas:Voltadas a linhas de 16 lbs (7,2 kg) a 30 lbs (13,6 kg) e iscas de 11 g a 28 g (3/8 a 1 oz). Excelentes varas para pesca de peixes com o porte de jaús, pirararas, meros, badejos, grandes garoupas, grandes pintados, dourados do mar, pirarucus e cações.
– Musky:O nome de um peixe barra pesada dos EUA, que são peixes ultra pesados. Especiais para linhas acima de 35 lbs (15,9 kg) e iscas de 40 g a 300 g. Excelente para peixes do como atuns, piraíbas, grandes jaús e meros.
Da redação, com informações Pesca Nippo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário