
* Primeiramente, faça o curso e tire sua Arrais(habilitação), pilotar um barco é a mesma situação que dirigir um carro, só que com normas e regras diferentes.
* Antes de por o barco n’água, veja se não está faltando nada, principalmene o estojo de primeiros socoros, e se você amarrou o motor no barco. Faça um pequeno “jampe” com cabo de aço fino e encapado e com engates rápidos nas pontas, para “amarrá-lo” junto ao barco.
* Use sempre colete salva vidas, protetor solar, luvas, chapéu ou boné e óculos, de preferência com lentes polarizadas.
* Sempre amasse as farpas dos anzóis e das garatéias.
* Ao navegar não deixe varas com iscas artificiais prontas, além de poder quebrar sua vara, enroscar na roupa e bolsas você corre o risco de se machucar seriamente, e navegue sempre com o colete salva vidas.
* Se sua isca enroscar, destrave o carretel, puxe a linha, sempre no sentido oposto de seu companheiro e para baixo de forma que a isca não venha em sua direção e nem para cima.
* Quando for desenroscar iscas submersas, recolha a linha o máximo possível e ou até a ponta da vara encostar no enrosco ou na isca, com leves toques a isca se soltará, caso haja possibilidade de aproximação com o barco e der para você alcançar a isca, utilize um alicate para segurar a garatéia, nunca segure pelo corpo da isca.
* Iscas enroscadas acima da cabeça, e com o barco parado em baixo, nunca puxe pela linha, pois a isca virá diretamente em sua mão, de alguns toques com a ponta da vara para solta-la, em não soltando, corte a linha, sua isca vale muito menos que sua integridade física e seu dia de pescaria e você não estragará a dia dos companheiros.
* Se tiver trabalhando sua isca próximo ao barco, principalmente com isca de superfície, não fisgue com força, tenha calma e sangue frio, apenas espere a ação do peixe e eleve a vara na posição vertical.
* Ao arremessar sua isca olhe pra traz e veja se não há possível enrosco ou pessoas.
* Nunca deixe iscas soltas pelo barco e utilize calçado fechado e fácil de ser tirado ( no caso de vc cair n'água).
* Ao embarcar o peixe, não deixe a vara muito flexionada pela linha e tire seu rosto do raio de ação da vara. Pois, se a isca soltar da boca do peixe com a vara envergada, quem será fisgado é você.
* Quando for tirar foto com o peixe, retire a isca ou se a foto for para identificar a isca, segure com alicate de contenção e a outra mão apoiando o peso do peixe, se ele se debater a isca provavelmente ira te machucar.
* Se mesmo assim ocorrer um acidente, tenha sempre em mãos um estojo de primeiros socorros e um alicate de corte, para amenizar o trabalho e não estragar sua pescaria.
Espero ter ajudado, principalmente para os iniciantes.

texto do site www.forumdapesca.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário